quinta-feira, 28 de julho de 2011

PROJETO RIO SEPOTUBA Elaborado pelos alunos e alunas dos terceiros anos A e D (matutino e vespertino) orientados pelas professoras Cris Baron e Valdiva.

ESCOLA SÃO VICENTE DE PAULA



Águas de Mato Grosso


Professores orientadores: Cristiane Baron
                                                Valdiva de Matos Tavares



Turmas: 3 ano “A” e 3 ano “D”.


Sinop/Julho de 2011.



Titulo do projeto : ÁGUAS DE MATO GROSSO

Autores do projeto: Aline Karla da Silva
                                                 Debora Leandro
                                                 Gabriela Taina Ferrari
Jessica Iara Schons
Jessica Rodrigues Oliveira
Larissa Dias Moura Pinto
Leticia Caldas Silva
Luana Alves Assis
Luzia Luana Niemecks da Silva
Marinez Renata Rasche
Pablo Pabrizio Alves Canoff
Pamela da Costa Ribeiro
Paulo Henrique Dias da Silva Sousa
Sheyla Vorpagel Santos
Thaila Gleire Gielow
Valeria Saucedo da Silva
Vanessa Rodrigues da Silva
Wanderson Pablo Lucas Ferreira
Jean Lucas O. Horster
Andreia Organista
Josiane Batista
Mileide Cruz
Leonardo Henrique Boffo Biazon
Lumara da Rocha da Silva
Camila Alves Martins
                                                  Jackeline Marisa Fritsche
Douglas Lima Aguiar
Jose Roberto Alves Martins
Hugo Henrique Leite Tenório
Douglas Bagnara.
Alessandro Rogerio Heimann
Ana Paula de Souza Pereira
Ana Paula dos Santos
Ana Priscila Ottonelli
Claudiane Moreira da Silva
Elen Maiara de Lima
Elizandra Luciano Cintra
Fabiana de Andrade Conceição
Ivone Carriel dos Santos
Jeferson Ronaldo da Silva
Jessica Bonifacio da Cruz
Juliane Sabin
Lucas Valdir Carraro
Marcelia Silva e Silva
Rayssa Rafaella Silva da Silva
Talita Reis dos Santos
Vanessa Costa Leite
Willian Fogaça Teixeira
Jhonny Robson Alves Pereira
Suelen Magione






1.   TEMA: RIO SEPOTUBA


2.   CERTEZAS PROVISÓRIAS

ü É um rio que possui muitas quedas de água
( cachoeiras);
ü Têm muitos pontos turísticos;
ü A localização do rio é no município de Tangará da Serra;
ü É um ponto turístico da cidade;
ü Possui uma rica biodiversidade;
ü Surgirão novas descobertas sobre o tema;
ü Suas águas são esverdeadas;
ü Não é um rio popular;
ü Atravessa o município de Barra do Bugres;
ü É um rio de grande extensão;
ü É um rio de pequena extensão;
ü A nascente é no município de Tangará da serra;
ü Sua nascente não é em Tangará da serra;
ü É um Rio de médio porte;
ü Importante afluente da bacia do Alto Paraguai;
ü Existência de população ribeirinha;
ü Rio onde ocorrem acidentes que ocasionam a morte de pessoas;











3.   DÚVIDAS TEMPORÁRIAS

ü Quantos rios deságuam no Rio Sepotuba?
ü Onde se localiza sua nascente?
ü Existem projetos que visam a preservação do rio Sepotuba?
ü Ocorre a pesca predatória?
ü Quais as espécies de peixe mais abundante do rio Sepotuba?
ü Qual o nível de poluição das águas do rio?
ü Dados geográficos do Rio (extensão, profundidade etc.);
ü Origem do nome “Sepotuba”;
ü Qual a importância do rio para os habitantes de Tangará da Serra e região?
ü Há alguma lenda do rio em questão?
ü Atravessa rodovias?
ü Percorre quais municípios de MT?
ü O nome está relacionado com alguma morte ocorrida no rio, já que seu nome Sepotuba lembra a palavra “sepultura”?
ü Ocorre a extração de minérios?
ü É um rio violento?
ü Na existência de famílias ribeirinhas, as mesmas tem o devido rio como meio de sustento?
ü Sua extensão abrange apenas o estado de Mato Grosso?
ü Localiza-se longe da capital Cuiabá?
ü Ocorre a exploração turística em sua extensão?
ü Deságua no Mar?
ü Há em suas águas algum sedimento responsável pela pigmentação de suas águas?
ü Sua localização geográfica confere ao mesmo alguma característica exclusiva?
ü É um rio bastante freqüentado pela população?
ü Quais as principais e mais abundantes espécies que compõe a Fauna e flora do rio Sepotuba?
ü Existe população indígena habitando em suas margens?
ü Pertence a que Bioma?
ü É tão perigoso quanto o Teles Pires?




4.    OBJETIVO GERAL:

Trabalhar a riqueza hídrica Matogrossense enfatizando sua historicidade, a partir do senso comum dando vistas rigorosas ao conhecimento científico, averbando o papel da escola e permitindo apontar temáticas relevantes na relação sociedade e meio.


                               
5.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Exaltar a importância do rio para a região;
ü Esclarecer dúvidas existentes em relação ao rio;
ü Conhecer a história, geografia e biologia do rio Sepotuba;
ü Buscar socializar as informações sobre o rio Sepotuba e reconhecer no trabalho das demais turmas as especificidades de cada rio pesquisado pelas mesmas.





6.   PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

Após a apresentação do projeto “Águas de Mato Grosso” e conseqüentemente o sorteio do rio que as turmas irão trabalhar desenvolveremos os seguintes procedimentos:
ü Pesquisa no laboratório de informática;
ü Montagem de slides explicativos sobre o rio;
ü Reuniões com as turmas envolvidas no projeto;
ü Montagem de painel com fotos relacionadas ao tema;
ü Confecção de lembrancinhas para os visitantes no dia da apresentação do trabalho;
ü Montagem de maquete, demonstrando na mesma, características do rio estudado;
ü Trabalho de pesquisa em grupo e individual;
ü Criação de Blog e e-mail para divulgação dos resultados da pesquisa;
ü Contribuições individuais ao blog;
ü Apresentação de resultados obtidos nas pesquisas por meio de mini seminários;
ü Produções de texto e montagem do projeto de pesquisa sobre o tema;
ü Exposição dos resultados obtidos durante o desenvolvimento do projeto na feira de exposição proposta no Projeto “Águas de Mato Grosso.




7.   SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA

A socialização ocorrerá através do acesso ao blog e na feira do conhecimento proposta pelo projeto piloto “Águas de Mato Grosso” com a utilização da maquete confeccionada durante o desenvolvimento do trabalho, servindo a mesma como instrumento complementar das explicações dos alunos.

  


8.   INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

Serão observados como critérios avaliativos, a determinação dos alunos em fazer o trabalho, a cooperação entre alunos e professora, a participação coletiva, o desempenho e o comportamento coletivo e individual bem como o esforço em buscar a interdisciplinaridade.




9.   CRONOGRAMA

Será o mesmo proposto pelo Projeto “Águas de Mato Grosso”.



10. REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Atlas Geográfico de Mato Grosso;


























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